NORMAS PARA O ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS ABNT NBR
16259/2014 DE 16/02/2014
O ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS ESTÃO EM ALTA NOS NOVOS EMPREENDIMENTOS, POIS AMPLIAM A SALA, AS VEZES ATÉ COM CHURRASQUEIRA, E QUE PODE SER USADO CONFORTAVELMENTE COMO ÁREA SOCIAL. ENVIDRAÇADOS ESSES NOVOS AMBIENTES CAUSAM POLÊMICAS ESPECIALMENTE NOS EDIFICIOS QUE NÃO FORAM CONSTRUIDOS COM A PREVISÃO DO ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS E DE SEU TERRAÇOS. AS CONVENÇÕES, EM SUA MAIORIA, PROIBEM MODIFICAÇÕES QUE IMPLIQUEM EM ALTERAÇÕES DA FACHADA ORIGINAL.
O ARTIGO 1.336 DO CÓDIGO CIVIL DETERMINA ENTRE OS DEVERES DO CONDÕMINO: NÃO REALIZAR OBRAS QUE COMPROMETAM A SEGURANÇA DA EDIFICAÇÃO; NÃO ALTERAR A FORMA E A COR DA FACHADA, DAS PARTES E ESQUADRIAS EXTERNAS; DAR AS SUAS PARTES A MESMA DESTINAÇÃO QUE TEM A EDIFICAÇÃO; E NÃO AS UTILIZAR DE MANEIRA PREJUDICIAL AO SOSSEGO, SALUBRIDADE E SEGURANÇA DOS POSSUIDORES, OU AOS BONS COSTUMES. JÁ O ARTIGO 10º DA LEI 4.591/64 DIZ QUE É PROIBIDO A QUALQUER CONDÔMINO ALTERAR A FORMA EXTERNA DA FACHADA E DECORAR AS PARTES E ESQUADRIAS EXTERNAS COM TONALIDADES OU CORES DIVERSAS DAS EMPREGADAS NO CONJUNTO DA EDIFICAÇÃO.
OCONDÔMINO PRECISA DE APROVAÇÃO DE 100% DOS CONDÔMINOS PARA AUTORIZAR O FECHAMENTO DA SACADAS. MAS, MUITOS ESTÃO APROVANDO UMA UNIFORMIZAÇÃO DOS PROJETOS DE FECHAMENTO DE SACADAS COM QUORUNS MENORES, GARANTINDO UM PADRÃO ÚNICO E IMPEDINDO A DETEORIZAÇÃO DAS SACADAS. O AUMENTO DA ÁREA ÚTIL DAS VARANDAS É OUTRA QUESTÃO A SER CONSIDERADA.
SISTEMAS DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS- REQUISITOS E MÉTODOS DE ENSAIO
ESTABELECE OS REQUISITOS E OS MÉTODOS DE ENSAIO QUE ASSEGURAM O DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS, EM EDIFICAÇÕES DE USO PÚBLICO OU PRIVADO. UM SISTEMA DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS É COMPOSTO POR PAINÉIS DESLIZANTES, PIVOTANTES E/OU FIXOS DE VIDRO DE SEGURANÇA, QUE TEM COMO OBJETIVO POSSIBILITAR A PROTEÇÃO PARCIAL OU TOTAL CONTRA INTERPÉRIES DE UMA SACADA OU VARANDA. ESTE SISTEMANÃO EXERCE AS FUNÇÕES DE GUARDA-CORPO OU DE ESTANQUEIDADE, SENDO UM SISTEMA AUXILIAR DO FECHAMENTO DE SACADAS.
SE O SISTEMA VAI UTILIZAR PAINÉIS DE VIDRO, ESTES DEVEM SER: A) VIDRO DE SEGURANÇA LAMINADO, CONFORME NBR 14697: B) VIDRO DE SEGURANÇA TEMPERADO, CONFORME NBR 14698. O TIPO DE VIDRO UTILIZADO DEVE ATENDER AOS VALORES DE PRESSÃO DE VENTO E OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA CADA REGIÃO DO PAÍS ONDE O SISTEMA SERÁ INSTALADO, CONFORME ESTABELECIDO EM 5.6 E AVALIADO VISUALMENTE, POR MEIO DE SUA ROPTURA. A ESPESSURA DEVE SER CALCULADA DE ACORDO COM O ESTABELECIDO PELA NBR 7199.
A FIXAÇÃO DO VIDRO AO PERFIL DEVE SER MECÃNICA, NORMALMENTE POR MEIO DE PARAFUSOS, OU QUIMICA, POR MEIO DE ADESIVOS. PARA A FIXAÇÃO QUIMICA, É NESCESSÁRIO ATENDER OS SEGUINTES REQUISITOS: A) LIMPEZA DO PERFIL E DO VIDRO DE QUALQUER SUBSTÂNCIA DESENGRAXANTE E SUJEIRA. A LIMPEZA DO VIDRO DEVE SER FEITA COM ÁLCOOL ISOPROPÍLICO 90% OU UM ATIVADOR DE SUPERFÍCIE INDICADO PELO FABRICANTE DO ADESIVO: B) O ADESIVO NÃO PODE SER APLICADO NO PERFIL SEM ACABAMENTO. O ACABAMENTO NÃO PODE TER FALHAS, POIS ISTO PODE COMPROMETER O DESEMPENHO DO ADESIVO; C) NO CASO DE ADESIVO A BASE DE POLIURETANO, O ADESIVO NÃO PODE SER EXPOSTO AOS RAIOS ULTRAVIOLETA E, EM CASO DE UMA PARTE DO ADESIVO FICAR EXPOSTO, ESTE DEVE SER SELADO; D) A ÁREA DE APLICAÇÃO DO ADESIVO DEVE SER DE ACORDO COM O PESO DO VIDRO E TAMANHO DO PERFIL, DEVENDO-SE OBEDECER A ORIENTAÇÃO DO FABRICANTE COM RELAÇÃO AS CARGAS SUPORTADAS POR QUANTIDADES APLICADA DO ADESIVO, DE ACORDO COM ABNT NBR 15737; E) DEVE-SE OBEDECER O TEMPO DE CURA DO ADESIVO ESTIPULADO PELO FABRICANTE ANTES DA INSTALAÇÃO DO SISTEMA; F) QUANDO UTILIZADOS SELANTES A BASE DE SILICONE, ESTES DEVEM SER DE CURA NEUTRA E UTILIZADOS PARA COLAGENS ESTRUTURAL.
EM TODOS OS CASOS, SEJA QUAL FOR A BASE DO ADESIVO, DESE-SE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO FABRICANTE DO ADESIVO EM RELAÇÃOAOS CUIDADOS ANTES DA APLICAÇÃO, QUANTIDADE DO ADESIVO E TEMPO DE CURA. DEVE-SE ESTABELECER O PESO TOTAL DO CONJUNTO DE CARGA CONCENTRADA EM PONTOS DETERMINADOS, PODENDO SER EM UM OU VÁRIOS PONTOS. NESTE CASO, DEVE-SE CONSIDERAR AS CARGAS EVENTUAIS QUE A SACADA ENVIDRAÇADA PODE SUPORTAR.
DEVE-SE CONSULTAR, NA ELABORAÇÃO DO PROJETO, O ENGENHEIRO CALCULISTA DO EDIFICIO ONDE O SISTEMA DEVE SER INSTALADO OU A CONSTRUTORA DO PRÉDIO, SENDO O MESMO ENVOLVIDO NA ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO. CASO NÃO HAJA POSSIBILIDADE DE ACESSO AS INFORMAÇÕES DOS CÁLCULOS ESTRUTURAIS, O RESPONSÁVEL PELO PROJETO DEVE SEGUIR OS PARÂMETROS EXIGIDOS NA NBR 6120 E/OU EXECUTAR PROVA DE CARGA, DESCRITA NA NBR 9607 PARA DEFINIÇÃO DA RESISTÊNCIA DO ELEMENTO ESTRUTURAL.
DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE O PONTO CRÍTICO DA CARGA É A ÁREA DE RECOLHIMENTO DOS PAINÉIS QUANDO O SISTEMA ENCONTRA-SE ABERTO. O SISTEMA DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS, QUANDO ENSAIADO CONFORME DESCRITO E SUBMETIDO A PRESSÃO DE VENTO SEM CAUSAR QUAISQUER DEFORMAÇÃO.
INSTALAÇÃO DE BOX: